Aviso de Vencimento – Sistema Financeiro Teste grátis

Aviso de Vencimento – Sistema Financeiro Teste grátis

Você já se perguntou como iria fazer para controlar suas vendas?

Como gerar parcelas para compra do cliente, organizar esses dados de forma simples sem perde o controle de seu negócio?

Muitas pessoas buscam por um sistema de vendas que seja eficaz, mas encontrar essa ferramenta não é uma tarefa fácil. Pensando nisso desenvolvemos a planilha para controle de vendas parceladas.

Parece interessante? Então baixe a versão demonstrativa da planilha aqui. Continue lendo o artigo e siga cada módulo para saber mais sobre esse programa.

  1. 1 –  Informações Básicas Sobre a Planilha
  2. 2 – Tela inicial do Sistema
  3. 3 – Registrando os Dados da Empresa
  4. 4 – Cadastrando Clientes
  5. 5 – Cadastrando Fornecedores
  6. 6 – Cadastrando Produtos e Estoque
  7. 7 – Cadastrando Vendas e Gerando Carnê
  8. 8 – Quitando Parcelas
  9. 9 – Analisando Gráficos e Receitas

Informações Básicas Sobre a Planilha – Aviso de Vencimento

Essa programa foi desenvolvido no Excel 2016 no intuito de facilitar a vida de quem precisa controlar vendas. Utilizamos o VBA e aplicamos várias funções automatizadas no sistema para facilitar seu trabalho.

A planilha possui suporte para versões do Excel 2010, 2013 e 2016 seja eles 32 ou 64 bits. Se você quiser utilizar a planilha no Excel 2007 também é possível, porem algumas funções podem não funcionar corretamente.

Para todos os usuários que quiserem testar a planilha, nós disponibilizamos uma versão demo por 5 dias grátis. No fim desse período, será solicitado uma chave de ativação para continuar usando o programa.

Se você precisar de mais que 5 dias para testar o programa, entre em contato com nossa central. Nós responderemos seu e-mail em até 3 dias úteis, atendimento de segunda a sexta das 08:00 as 17:00 horas.

Nós preparamos essa playlist com várias aulas mostrando no passo a passo como utilizar esse programa. Recomendamos que você assista os videos,  pois eles serão importantes para esclarecimentos de duvidas.

Tela inicial do Sistema – Aviso de Vencimento

A planilha possui uma tela inicial simples e intuitiva, nessa aba você poderá realizar ações do tipo:

  • Navegar por outras guias da planilha
  • Verificar receita de vendas

São ações básicas para que você tenha facilidade de trabalhar com o programa. Esse gráfico apresentado na tela inicial, é um gráfico dinâmico que se locomove de acordo com suas ações.

Nele será apresentado suas vendas do mês, isso é:

O programa realizará uma verificação rápida em seu banco de dados, retornando a movimentação do mês atual. Com ajuda de tabelas dinâmicas, você terá uma rápida visualização de seu fluxo mensal em vendas.

É importante analisar que esse gráfico é um objeto simples para visualização de receitas. Para que você não fique limitado somente nas receitas mensais, nós criamos a guia segmentação de vendas.

A segmentação de vendas possui outro gráfico dinâmico, porem mais personalizável.  Ao contrario do gráfico apresentado, você poderá verificar não só receitas mensais como também as anuais.

Registrando os Dados da Empresa – Aviso de Vencimento

Um dos primeiros passos que você deverá configurar nesse sistema é os dados de sua empresa. Também é necessário personalizar as informações do seu carnê de pagamento, exemplificando para você seria:

  • Configurar o local de pagamento
  • Configurar as instruções

É muito importante você realizar esse passo antes de começar utilizar a planilha. Esses dados são importantes para emissão de carnês, e para configurações básicas do seu programa.

Após preencher as informações de sua empresa, clique no botão INSERIR para arquiva os dados no sistema. Ao realizar esse processo, será apresentado automaticamente outro formulário.

Siga os mesmos passos do cadastro anterior, informe o local e as instruções de pagamento depois clique em INSERIR.

Pronto, agora você já possui os dados de sua empresa e as informações do carnê cadastradas. Essas informações ficam arquivados na guia critérios personalizados, você poderá altera-los a qualquer momento.

Uma observação importante sobre o carnê de pagamento, é que ele trata-se de um documento simbólico. Ele não possui vinculo com bancos, você precisa informa para seu cliente que o pagamento deverá ser feito na empresa.

Cadastro de Clientes – Aviso de Vencimento

Prospectar os clientes certos e desenvolver ações de marketing e vendas direcionadas com sucesso pode ser um grande desafio. Por outro lado, é também a chave para conseguir aumentar efetivamente as vendas e ajudar a empresa a crescer.

Nesse caso o cadastro de clientes é fundamental, quando bem elaborado, evita retrabalhos em diversas etapas. Ele fornece informações precisas para a empresa ir direto ao ponto no que se refere ao contato com os clientes.

Na guia clientes você poderá realizar as seguintes ações:

  • Listar Todos os Clientes Cadastrados
  • Visualizar Registros
  • Registrar Novo
  • Alterar Registros
  • Excluir Registros

Clicando no botão REGISTRAR NOVO, sera apresentando em sua tela um formulário vba. Basta que você preencha esse formulário com as informações do seu cliente, e depois clique em INSERIR.

Na caixa de opção localizada no canto superior direito do formulário, você poderá escolher uma ação. Existem 5 tipos de ações que são permitidas pelo sistema, elas devem ser respeitadas seguindo seus princípios.

Exemplo:

Só é possível atualizar informações de registros que estejam cadastrados no banco de dados. O excluir segue o mesmo exemplo, pois o programa possui uma serie de condições para identificar a origem do cadastro.

Observe que nem todos os campos do formulário apresentam-se nas colunas da planilha. Isso acontece, porque abreviamos esses campos e focamos em mostrar apenas as principais informações do cadastro.

Para visualizar esses dados “ocultos”, você deve clicar duas vezes sobre o registro. Após isso, selecione o BOTÃO VISUALIZAR e será apresentado o cadastro por completo do cliente no formulário vba.

A principio essa ferramenta é um cadastro de clientes padronizado, qualquer pessoa consegue entender. Existe outras especificações a serem ressaltadas, mas para o texto não ficar longo recomendo que assista esses videos.

Cadastro de Fornecedores – Aviso de Vencimento

Os fornecedores são um dos mais importantes stakeholders que uma empresa pode ter. Desenvolve-los garante uma eficiência operacional, qualidade e de lead-time.

Um bom processo de desenvolvimento dos fornecedores começa no cadastro de suas informações. Acredite se quiser, existe muita EPS que ainda não tem cadastro de fornecedores.

Pesando nisso, incluímos nesse sistema o cadastro de fornecedores básico. Agora você poderá registra-los, tendo um controle simples mais 100% funcional, isso sera de grande valia para seu negócio.

Não entraremos em detalhes sobre ele, pois o cadastro de fornecedores seguirá a linha do cadastro de clientes. O formulário funciona no mesmo esquema, apenas mudaremos a origem do cadastro.

Cadastrando Produtos e Estoque – Aviso de Vencimento

Dentro de uma empresa, gerenciar o estoque pode ser uma tarefa complicada. Ele é um item de grande importância, pois uma vez que não esteja atualizado, você pode enfrentar alguns problemas.

Para impedir que erros assim aconteçam, um software de gestão se torna uma alternativa viável. Existem diversos softwares no mercado que podem auxiliar nesse trabalho, no entanto, construímos uma para você.

Na imagem a baixo podemos visualizar a guia estoque, é nessa aba que sera arquivado todos os produtos. Nós utilizamos validações de dados, para apresentar o status de cada produto, isso é:

O programa apresentará em tempo real os itens que estão em estoque baixo, estoque em aviso ou estoque alto. Essa validação de dados, identifica o critério do estoque e automaticamente colore o registro.

Basicamente o programa verifica esse critério pelo campo QUANTIDADE, realizando então a formatação. É importante ressaltar que esse critério poderá ser definido pelo usuário, para entender melhor assista esse vídeo.

O cadastro de produtos e estoque são vinculados ao mesmo formulário, isso facilitará seu trabalho. Para cadastrar um novo produto clique em CADASTRAR NOVO, será apresentado o formulário de cadastro.

Agora preencha as informações do cadastro e depois clique em inserir.

Uma vez que você já tenha um produto cadastrado, não será preciso registra-lo novamente no estoque. Basta selecionar o registro com o duplo clique do mouse, e depois selecionar o botão ATUALIZAR ESTOQUE.

Pesquisas e Filtros – Aviso de Vencimento

No formulário de estoque podemos realizar pesquisa de produtos, facilitando o trabalho das buscas. Você poderá buscar pelo código de barras ou pelo nome do produto, veja a imagem GIF a seguir:

Uma observação sobre o cadastro de produtos, é que o programa listará na LISTBOX apenas 50 itens.  Nós incluímos essa condição pois a planilha carregará os dados mais rapidamente, e evitará muitos legues.

Mas não se preocupe pois ao fazer a busca pelas textbox, a planilha filtra todas as informações relacionadas. A listbox apresentará somente dados que são relacionados ao que você digitou, filtrando critérios.

→Clique Aqui Nesse Link Para Entender Melhor Sobre Essa Função

Cadastrando Vendas e Gerando Carnê – Aviso de Vencimento

Gerir um negócio de maneira eficiente não é uma tarefa fácil. Para completá-la, o controle de vendas pode ser muito importante. Ter um controle adequado de vendas vai melhorar as suas operações e o planejamento da empresa como um todo.

Uma empresa que tem pouco controle sobre as suas vendas muito dificilmente vai conseguir alcançar a estabilidade no mercado. Isso porque, ao deixar abandonada esta parte dos negócios, serão enormes as chances de erros.

Saiba mais sobre o cadastro de vendas dessa planilha…

Existe várias coisas que você poderá realizar na hora de cadastrar suas vendas nessa planilha. A maioria das funções foram desenvolvidos a pedido dos leitos de nosso site, elas são:

  • Selecionar Cliente
  • Registrar Mais de Um Produto
  • Registrar Vendas Com Entradas
  • Registrar Vendas Com Desconto
  • Parcelar as Vendas

Se você possui clientes que compram vários produtos, nessa planilha você poderá registrar até 12 itens por venda. Além disso poderá cadastrar vendas com entradas, parcelando o restante do valor…

Você poderá personalizar o intervalo de vencimentos das parcelas, por padrão o programa dividi de 30 a 30 dias. Mas se você necessitar de cadastrar os intervalos no período mais curto também é possível.

Para cadastrar vendas é um processo meio complicado a ser descrito em um artigo como esse. Para que você entenda melhor sobre como cadastrar os produtos e depois registrar suas vendas, veja esse vide-o aqui.

Gerando Carnê – Aviso de Vencimento

Umas das maiores novidades dessa planilha é a opção de você gerar o carnê de pagamento. Além de ter registrado as parcelas do cliente no sistema, a planilha gerá carnê de pagamentos automáticos.

Para isso basta que você informe os dados do cliente, e escolha a forma de pagamento como CARNÊ. Ao registrar essa venda o programa perguntará se você deseja emitir carnê, dizendo que SIM ele emitirá esse carnê.

Registro de Vendas Parceladas

Quando você define que sua venda é parcelada, o programa registra essas parcelas baseando-se na data de vencimento. Para que você entenda, vou explicar um pouco mais detalhadamente essa ação.

Imagine que eu realizei uma venda para o Antonio no dia 28/10/2017, dividindo-a em 5 vezes no carnê. A data de vencimento da primeira parcela sera no dia 28/11/2017, ou seja,  30 dias após a compra.

Controle de vencimento ccontrolar parcelamentos dos clientes Controle de vencimento Controle suas parcelas a receber

Automaticamente, o programa cadastrará essas parcelas nas seguintes datas:

  1. →PARCELA 1 – 28/11/2017
  2. →PARCELA 2 – 28/12/2017
  3. →PARCELA 3 – 28/01/2018
  4. →PARCELA 4 – 28/02/2018
  5. →PARCELA 5 – 28/03/2018

Além do cadastramento das datas aplicamos a validação de dados, isso é, os registros serão formatados em cores. Com a formatação condicional, será mais fácil de analisar quais parcelas estão vencidas.

Para que você entenda melhor sobre o que estou dizendo, no link a seguir tem o manual do programa. Lá explicamos sobre a formatação condicional da guia parcelas, aproveite e baixe o sistema e teste por 5 dias.

→Controle de Vendas – Planilha Para Cadastrar Vendas e Controlar Parcelas 

Quitando Parcelas – Aviso de Vencimento

Além de cadastrar suas vendas e registrar as parcelas da compra, você poderá quitá-las para maior controle. A planilha possui uma forma muito simples de realizar esse processo, veja a explicação a seguir:

Na guia você fará a busca pela parcela desejada, e depois clicará duas vezes sobre o registro. Após isso, você deve selecionar o botão QUITAR PARCELA:

————————————————————————————————————————————————-

Será apresentando uma outra guia com os dados da parcela, é nela que será preenchida as informações de saída. Existe alguns critérios que você precisa seguir na hora de quitar o documento, eles são:

  • Esse pagamento é normal?

O pagamento normal é quando o cliente paga uma parcela de nodo completa, quitando o valor correto da prestação.

  • Esse pagamento é Parcial?

Pagamento parcial é quanto o cliente não paga uma parcela de modo completa, quitando só uma parte do valor da prestação.

  • Esse pagamento é finalizado?

Pagamento finalizado é quando o cliente termina de pagar uma parcela do tipo parcial.

Após escolher os critérios a cima batas informa o mês e da data de pagamento da parcela, após isso clique no botão QUITAR.

Se você que entender melhor como funciona cada modulo desses, veja o vide-o explicativo aqui.

Aviso de Vencimento – Guia Para Segmentação de Vendas

Controle de vencimento Guia Para Segmentação de Vendas Controle de vencimento Controle suas parcelas a receber

Na guia segmentação o usuário poderá visualizar suas receitas por critérios personalizados, isso é, selecionar mês, ano, tipo e meios de pagamentos das vendas. De acordo com que você selecionar o critério, o gráfico mostrará em tempo real sua receita.

Essa função é muito útil pois ela evitará que você utilize várias planilhas, facilitando assim seu trabalho. Com poucos cliques você consegue analisar a movimentação de vendas de qualquer ano que seja.

A planilha para controle de vendas parceladas possui muitas funções, recomendamos que você veja os videos. Se você quer baixar essa planilha e testar 5 dias sem compromisso, clique no link a baixo.

Clique Aqui Para Baixar Essa Planilha Agora Mesmo!

Sobre o autor | Website