Uncategorized

Gerar Relatório do excel no Word

Gerar Relatório do excel no Word

Adicionar relatórios nas aplicações do vba transfere grande credibilidade para nossos programas. Temos um exemplo aqui no blog, onde abordamos o seguinte tópico: Filtro Avançado Em Listview Que Gera Relatórios Em PDF.

Eles não só apresentam credibilidade, como também são capazes de facilitar atividades difíceis de realizar. O contrato de uma locação seria exemplo claro disso, aqueles documentos emitidos para aluguel de um imóvel.

Outro exemplo seria uma ficha de matricula escolar, normalmente são extensas e tomam muito tempo para serem preenchidas. Se você usa o aplicativo Word para realizar essa tarefa, sabe bem do que estou falando rs.

Prosseguindo nesse mesmo tema, hoje vamos aprender a exporta dados do formulário vba para word. Se você quer saber como fazer isso, continue lendo o artigo até o final, vamos explicar tudo no passo a passo pra você.

Exporta dados do formulário vba para word Gerar Relatório

O primeiro passo é ter o formulário vba montado com todos os controles. Para esse artigo vou criar um exemplo de teste. Não irei me atentar nas configurações de cada Label ou TextBox, o nome das propriedades(NAME) serão os padroes do vba.

Gerar Relatório criando aplicação form

Após montar seu formulário vba, abra uma nova aplicação Word e rotule os campos:

Gerar Relatório configurar fild no word

Na guia DESENVOLVEDOR do Word acesse a caixa de ferramentas, depois adicione controles de texto na frente dos rótulos. Se você não tiver essa guia habilitada no seu Word, clique aqui para aprender a habilitar.

Gerar Relatório add fild no word

Agora precisamos renomear as propriedades dos controles inseridos no Word. Selecione o controle e com o segundo botão do mouse vá a propriedades, renomeie o nome da caixa de texto (INDICADOR).

Gerar Relatório fild propriedades

Salvando o Arquivo do Word com Excel(MUITA ATENÇÃO)-Gerar Relatório

Depois de seguir esses passos é preciso salvar o projeto, antes crie uma pasta e salve a planilha e a aplicação Word dentro dela. Essa parte precisa ser feita com muita atenção para que não ocorram erros.

Nosso projeto irar buscar o app do word dentro do seu path (local do arquivo), se ele não a encontrar, provavelmente teremos um erro em tempo de execução. Não esqueça desse detalhe antes de prosseguir.

Gerar Relatório diretório

Gerar Relatório salvando o projeto

A primeira parte do trabalho foi concluída, agora para que o Excel consiga exporta os dados do formulário no o Word, é necessário habilitarmos a referência: Microsoft Word 12.0 Object Library.

Estou usando o Excel 2007, caso sua versão seja o 2010 ou superior, o controle estará com o nome: Microsoft Word 14.0 Object Library.

Para acessar a ária do controle siga em: Menu Ferramentas, Referências, Microsoft Word 12.0 Object Library.(ou 14). Marque a caixa de seleção e clique no botão OK.

Gerar Relatório adicionar referenciaria

Depois de habilitar a referência necessária, cole o seguinte código no botão GERAR WORD:

Configurações Importantes do Código -Gerar Relatório

Para o projeto funcionar sem erros é preciso analisar pontos importantes do comando. Verifique se o nome da aplicação Word confere com o nome referido ao código, isso é:

Gerar Relatório configuração

Gerar Relatório exporta word

Para esse artigo criamos uma aplicação com nome de exportaword.docx (estensão.docx). O nome precisa ser referênciado entre “” depois da \

Set wod1Doc = wod1.Documents.Add(ThisWorkbook.Path & “\relatorio.docx“)

O segundo ponto é rever se os controles no Word estão seguindo o padrão do código. Lembra que renomeamos as propriedade deles? Observe na imagem a baixo:

Gerar Relatório propriedades dos fildes

Gerar Relatório esquema de controles

Pronto, nossa aplicação já estar pronta para exporta os valores da textbox para o Word. Com isso encerramos esse artigo por aqui, duvidas deixa aqui em baixo nos comentários.

Não esqueça de compartilhar o artigo para que outras pessoas possam adquirir esse conhecimento. Deixarei o link da planilha para você baixar, isso irá te ajudar nos estudos, grande abraço fui…

Clique Aqui E Baixe A Planilha de Referência do Artigo

 

Sobre o autor | Website